Todos devem conhecer "O Segredo", ou pelo menos devem ter alguma noção do que se trata. Pois bem. Por que então nosso mundo ainda não é perfeito e não acontecem apenas coisas boas em nossas vidas? Simples: colocar em prática tudo aquilo que nos foi desvendado, não é simples - com o perdão da redundância.
Antes mesmo dessa história virar febre pelas bandas de cá, eu já conhecia o tal de segredo. Foi no primeiro dia desse ano que assiti ao filme. Meu tio tinha uma cópia e praticamente nos obrigou a assistir, com direito a pausas para intervenções e depoimentos próprios, que exemplificavam as situações contadas na telinha. No início foi difícil e, no meu caso, piorou com o passar dos minutos. Sem óculos as letras começaram a embaralhar e, no final, o que valeu foi a intenção de tentar entender o inglês dos caras. Impossível. Contrariando a regra do próprio segredo - a de trabalhar o pensamento- tudo se passava tão rápido e em uma espécie de lavagem cerebral tão louca, que a gente nem tinha como parar pra pensar, só depois de rever umas 3 vezes. Coisa que fiz apenas uma. Mas, já ajudou bastante.
Não que isso tenha mudado a minha vida, até porque, na minha opinião, essas ações são partes de uma filosofia, não existe mágica e, muito menos, força do pensamento mágica. Porém, se pararmos para pensar, muitas daquelas idéias fazem sentido de verdade. Pequenos atos diários como tentar ser uma pessoa mais positiva podem sim melhorar nossas vidas. Discordo com inúmeras citações do filme e acho que tudo não passa de um árduo trabalho de aprendizado. Todavia, a tal Lei da Atração não é algo tão impensável assim. Claro, alguns exemplos como a diminuição da violência em Chicago (era Chicago se não me engano), através da força do pensamento coletivo, já me parece algo bizarro e distante. Ok, ok, existem as tais moléculas e as forças da natureza. Porém, se fosse assim, por que nós, brasileiros, sofreríamos tanto?? Por acaso não existem milhões de pessoas torcendo por um país melhor e mais justo?? Ou as tais forças químicas, físicas, biológicas só se movem conforme o pensamento daquela minoria fuleira que não está nem aí pra nós? ("Pessoas" corruptas e ordinárias, diga-se de passagem).
No final das contas, podemos resumir tudo a "objetivos". É uma questão de estabelecermos metas em nossas vidas e mudarmos hábitos. Está mais que provado: quando queremos algo e lutamos por aquilo, conseguimos. Não podemos ser tão céticos a ponto de ignorarmos isso tudo. Pessoas e ações negativas, atraem vibrações negativas, isso podemos notar quando a vida começa a não dar muito certo, parece que tudo desmorona e acabará realmente dando errado. Por outro lado, também temos de cuidar para não nos deslumbrarmos.
Veja o exemplo do amor. Não é porque desejas e amas alguém que a recíproca será verdadeira, apenas através da tal força do pensamento. Agora, gostar de si mesmo, arrumar-se um poquito más, sentir-se bem e achar que não precisas do outro para sobreviver, apenas querer a companhia daquela pessoa, para dividir momentos bons, já é um grande passo, não? Essa é a moral: valorizar-se, amar-se, bastar-se.
Ainda não li o livro e nem sei se tenho vontade. Talvez, deva ser um daqueles exemplares para termos na cabeceira e lermos aos poucos: uma frase um dia, um parágrafo outra noite. Uma publicação da espécie daquelas que - nós, mulheres- temos a respeito do nosso signo. Publicação essa que, na verdade, só serve para irmos à pagina de "uniões" quando conhecemos um novo carinha; para sabermos afinal se temos futuro, ou não.
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Jujuba,
Estava eu, passeando pelo mais novo blog de uma amiguinha minha, q pelo q eu entendi é tua tbm, qdo entrei no seu blog e dei uma lida...
soh p constar! Já assisti O Segredo. E concordo ctgo quanto a tudo que escreveste. Dá pra acreditar neh? afinal, funciona! pelo menos comigo... mas deve-se levar em conta q O Segredo é mais uma obra hollywoodiana tentando nos enfiar guela abaixo um novo paradigma... entrando em paradigmas, ontem mesmo assisti a uma palestra na Fabico (por sinal estudo lá) de um "cara" (formado em medicina com mestrado e doutorado em educação) chamado mauro pozatti, sobre paradigma emergente, que tem TUDO A VER com a lei da atração, física quantica, ondas magnéticas e todo bla bla bla que tu foste apresentada no SEGREDO. Só que com fundamentos! Dá pra entender como funciona! tá certo que as vezes parece maluquisse ouvir tudo e tentar acreditar em tudo q ele fala, mas acho q é esse o caminho.
nao vou deixar meu email aqui (vai saber quem pega neh), mas a dona do le Papillon me conhece por Ju Macedo!
gostei dos teus textos! Até!
Postar um comentário