segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Dificil é ficar em casa...

Não deve ser novidade para ninguém; Paris transpira cultura. Se a cidade possui inumeros defeitos, uma de suas maiores e indiscutiveis qualidades é o acesso à cultura. Aqui, se a qualidade de vida no geral não é, ultimamente pelo menos, das melhores do mundo, no quesito cultura não podemos encontrar defeitos!Seja pobre, classe média ou milionario, em Paris todo mundo pode ser culturalmente igual. Não vou dizer que é barato ir ao cinema, assistir uma peça de teatro ou outro espetaculo que seja. Mas, a diferença esta na quantidade de atividades - festivais, normalmente - gratuitas!São encontros, palestras, concertos, exposições, sobre tudo e todos. Os assuntos mais variados são discutidos no coração da Ile-de-France, é impossivel não encontrar algo que te interesse. E para encontrar? Facil, facil. São posters - foi mal galera da pp, não sei se é esta a denominação correta - nos metrôs, anuncios nos jornais - gratuitos no metrô - em revistas, enfim, muito investimento publicitario!Dificil mesmo é conseguir acompanhar tudo que acontece ao redor dos 20 arrondisements!Mesmo quando temos algum evento pago, sempre existe tarifa reduzida, estudante - ou menores de 26 anos - aqui é rei!Sarkozy, o tão criticado e ironizado Nico, acaba de decretar gratuidade a todos, TODOS, museus para visitantes menores de 26 anos!Sair daqui sem ao menos uma frasqueirinha que seja de bagagem cultural?Je ne crois pas. Isso que estamos no inverno, imagina quando fizer 30 graus e o sol for embora depois da 20h?Sera la fête!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Crise?Nessa Torre de Babel so da mapão!

O que é isto?Paris a cada dia recebendo mais e mais turistas. Ano novo com os dois pontos mais famosos da cidade lotados, de turistas, é claro. Lojas da Champs-Elysées sempre movimentadissimas e não -oh, o acento!ele voltou!- apenas de bisbilhoteiros classe baixa que entram em tudo para bater uma fotinhA - ta, peguei pesado, os caras tiveram grana pra vir ate a famosa avenida, merecem mais respeito! Filas quilometrais nas estações de metrô, formadas por...bem, turistas!Alias, ta ai um item pro guia de turismo que ainda não inventaram: como enfiar o bendito ticketEZINHO na jeringonça que nos deixa passar!Eles são uma praga na cidade que contém o monumento tu-ris-ti-co mais visitado do MUNDO!Eu disse "eles" para dar aquela amenizada, porque praga mesmo é brasileiro!O povo hein!A cada tropeçada em uma esquina parisiense, saem dez doidos falando, ou melhor, gritando em português ou "brésilien"como diriam os franceses!Duas coisas eu tenho certeza: a crise não atingiu a classe média do querido lulinha não, euro ta o triplo do real e o povo continua fazendo farra na Torre Eiffel!A outra certeza é a de que estou me tornando um pouco ranzinza. Faz parte da metamorfose sofrida pelos habitantes deste lugar. A cada dia, me irritam mais e mais determinadas atitudes de turistas. Um exemplo, apenas um para não exaltar os nervos. Turistão acha que a calçada, isso quando nao vai parar no meio da rua, é so dele e do seu mapão. Sim, porque turista deve ter algum problema de visão, ser revoltado com escalas ou gosta de bancar o proprio, so pode! Ja inventaram tantos mapINHAS por aqui...très petits, très mignons!!! No fundo ninguem tem culpa, essa é a verdade. Nao é facil ser turista, eu tambem ja fui e sou ainda -obvio - conheço bem as dificuldades em que os guias (livros, mapas...) têm - isso ainda leva acento? - em relacionar-se conosco e vice-versa. Por outro lado, não é facil também ser habitante de Paris. E não me venham com pensamentos do tipo: Ah, facil é morar em Piracicaba de certo? ou Escolheu morar em Paris, agueeeentaaaaaaaa!Coisinhas do gênero! Acontece que cansa dar informaçoes todos os dias, fatiga apontar para a Torre quando ela esta ha 200m de distância, por exemplo!E deve cansar muito mais ter que responder sempre através de mimica, ou em inglês. Preciso defender os parisienses, deve ser chato pra caramba!!Imaginem responder a todo momento perguntas localizacionais sobre o Louvre, a Torre, o Senna, a Chaps-Elysées...chato!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Sem querer acabar com Paris...

Nao tenho a intençao, de forma alguma, de acabar com a maravilhosa e consolidada reputaçao desta belissima cidade, coraçao da França e mesmo do Mundo!Entretanto, alguns episodios precisam ser descritos, principalmente como forma de valorizaçao do Brasil - vejam o ponto ao qual chegamos; quando descobrimos os aspectos negativos de algum lugar, conseguimos entao ver que o nosso pais nao é de um todo ruim, nao por destacarmos suas qualidades, mas por encontrarmos defeitos parelhos em outros territorios!- e alerta: o Mundo esta perdido!
Habitando aqui ha mais de 3 meses, ja tive a grande sorte de ser furtada!Sim, minha carteira foi-se, em um piscar de olhos. A situaçao: feira, ou mercado como dizemos em francês, de frutas; muitas barracas, algumas pessoas e vendedores enlouquecidos berrando sem parar!1 EURO! 1 EURO!Nessa confusao, eu fui a vitima. Ela estava no meu bolso, cheguei a sentir, a gente sente sempre!Como um aviso, olhei desconfiada para duas pessoas que estavam do meu lado, suspeitei dos movimentos, senti algo realmente estranho. Mas, nao senti o principal, a bendita sendo levada!Tadinha, eu a tinha comprado fazia pouco tempo, era novinha, vermelha e ainda levou consigo fotos de uma infância feliz. Triste, decepcionante, revoltante! Acabou meu dia, nem na feirinha da Redençao isso nao aconteceu!Adeus zoologico, a tarde foi sonolenta no sofa. Exagero? Talvez. Foi isso que senti, fazer o quê. Agora, se alguem ficou mais triste que eu, esse alguem com certeza foi o ladraozinho, pois nao havia mais que 1 euro em moedas!hahahaha (risada macabra). Em compensaçao, nao pude evitar determinados transtornos. Nunca ando com documentos, passaporte e, inclusive, iria sair apenas com moedas - para vocês verem como a gente sabe das coisas - mas pensei em passar no banco apos a bendita feira e para tanto precisaria do meu cartao. OUI, adeus cartao! E começa neste momento um outro episodio que comprova a baixa - ou nem tao alta assim - qualidade de vida dos parisienses.
Solicitada segunda via do mesmo, recebo um aviso pela correspondência, pedindo que eu me deslocasse ate a Poste (equivalente aos nossos Correios) para retira-la. Pois bem, la vou eu em pleno sabado. Je sais, sabado aqui é fogo, ainda mais em véspera de férias de noel - sim, vocês leram bem, aqui ha duas semanas de férias neste periodo! E depois é brasileiro que é vagabundo!Pode ser que eu tenha pedido pra que isso acontecesse, escolhi o pior momento. NAO INTERESSA!!! Fiquei 2h na agência!DUAS HORAS!!Para nao dizer mais!E nao foi esta a primeira vez, inumeras horas ja gastei esperando para ser atendida. O orgao vai de mal a pior, é hoje até uma das brigas por aqui, privatizar ou nao, toda aquela ladainha. Eu nao sei, sei que o atendimento é péssimo!
Isso foi um resuminho, mas por aqui também temos problemas diarios com as linhas de metrô. Bom, tenho de admitir, metrô é uma genial invençao, seria impossivel viver em Paris sem esse transporte, podemos atravessar a cidade e tudo mais. Todavia, todo santo dia ha um incidente, atrasos e, sobretudo, vagoes cheios!Lotados!Nao sei, deve ser muita gente pra pouca cidade, talvez. Sei que o povo passa um sufoco e um calor dos infernos! Ah, e eles ainda fecham na madrugada!Entre 2h e 5h30, nos finais de semana! Ou seja, o negocio é dormir na noite até o primeiro vagao partir!Ta, eu sei que ja inventaram o taxi, mas poxa, paguei a carta do metrô e agora ando de "gratis" né!!
Bom, acho que consegui achincalhar bem essa cidade. Por favor, ninguem desista de conhecê-la. Apesar de alguns pesares, isso aqui é demais!hehehehe Acreditem! Dificil para morar, é preciso ter grana, muita grana, para levar-se uma vida de qualidade. Prometo escrever mais e sobre os aspectos positivissimos daqui!Afinal, Paris é Paris!

obs.:falta de acentos por culpa do teclado...ah vcs sabem que eu sei utiliza-los corretamente né?!Se bem que depois das mudanças na lingua portuguesa eu ja nao sei de mais nada!!

sábado, 3 de janeiro de 2009

A mesma...

Vivendo um sonho, é assim que estou neste momento. A cada dia, penso que acordarei no Brasil, na minha cama oficial, pois isso tudo não pode ser realidade. Descrever Paris? Impossivel. Ok, não tenho parâmetros para compara-la, mas estou apaixonada de qualquer maneira. Dizem por ai, quem vem uma vez, volta sempre. Posso comprovar essa sabedoria popular, desde 2004, quando aqui estive, sempre soube que voltaria. Sonhei, sonhei e aconteceu, mas não posso afirmar com todas as letras, pois como disse anteriormente, não estou certa se tudo isso esta de fato concretizando-se! Confesso, mesmo na cidade luz, os dias não são apenas de sol. Não posso reclamar de muita coisa - alias, praticamente nada - até agora não passei por alguma dificuldade, ou por qualquer situação ruim. Mas, nem tudo são flores quando se mora com alguem nao-familiar, quando não temos a mãe por perto para desabafar, quando não conseguimos expressar aquilo que desejamos pela barreira linguistica - agora ja é sem o trema né? - e principalmente quando o frio é de deixar o nariz vermelho!Nesses momentos de céu nublado paro, penso e concluo: no final tudo sera lucro. E um lucro de valor inestimavel. Segundo meu irmão, certo conhecedor de aprendizados pos-viagens, vai demorar algum tempo até eu aprender e colher os frutos desta expriência. Vamos aguardar para ver o resultado, o importante é saber que a essência continua a mesma.