Estava eu lendo minha Piauí ontem, em meio ao meu feriado-retiro-espiritual (sim, estou em Portinho, escolhi ficar aqui), quando aparece a palavra retaliação. Bastou um segundo para meu mundo desabar e um desespero vir à tona. A ansiedade tomou conta de mim e quase me fez levantar da cama quentinha, ligar o pc e escrever esse post. Mas, mantive o controle e consegui esperar até este momento. Qual o motivo de tanta afobação?? Eu havia cometido um erro ridículo de português no meu blog. Agora, não será mais possível notá-lo, afinal de contas, graças a maravilha da tecnologia, já mudei o título da publicação antiga. A confissão: havia escrito retalhação. Foi um erro absurdo e de completa preguiça de pensar um pouco. E o pior, além de errar a forma de escrever, que muda todo o sentido da palavra, pois as duas existem e têm significados completamente diferentes, ainda descobri que, no final das contas, nem aquela que eu queria escrever, a com "li", se encaixava como título do meu texto. Um absurdo.
Erro de português é algo que me tira do sério. Não que eu seja um Pasquale, aliás, depois dessa, acredito estar bem longe disso. Mas poxa, tem gente que se puxa. É "seje" pra cá, "mim" fazer pra lá...é tanta palavra inventada que nem dá para acreditar. Não sei se é uma moda, ou sei lá o quê, mas foi algum maldito escrever "Encomoda", para todo o resto da humanidade orkutiana acreditar que incomoda é com "e". Bom, a partir daí já viram né, todos os derivados são escritos com "E"...pensando bem, pelo menos nesse ponto a galera é coerente.
Muitas palavras nos deixam na dúvida, são facéis de serem confundidas, principalmente quando chegamos nos malditos "S", "SS", "Ç", entretanto, também não é tão complicado assim. Escrever várias vezes e ver qual o jeito (SIM, JEITO É COM "J") parece uma tática muito boa. Porém, não entendo, qual o problema de consultar um dicionário??? Muito pior é escrever errado. Eu tenho um aqui do ladinho, na mesa do pc e juro que dá trabalho nenhum folhar umas páginas. Porém, se isso é realmente muuuuito difícil, já inventaram amansa-burro online sabiam?? Que grande descoberta.
Admito, naquele dia não olhei o meu amigo Melhoramentos, foi uma grande gafe. Também, não tive dúvidas, lasquei o "lh" com toda a convicção. Da próxima vez serei mais cuidadosa. De qualquer forma, mereço algum crédito por ter corrigido a falha - "antes tarde do que nunca".
sábado, 13 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Concordo em 500% com sua postagem!
E olha como as coisas são: coloquei a palavra "retalhação" no google para saber se estava correto e encontrei teu blog. Ironias da vida! ^^
Estou no grupo da Marcela.
Também estava procurando sobre o significado das duas palavras e o Mestre Google me trouxe até aqui.
Ótimo post para uma viciada em ortografia e gramática.
=***
Excelente post.
Eu também mantenho meu pai-dos-burros do meu lado, mas sempre procuro no google antes e assim encontrei seu blog.
Adorei o post.
Beijos.
Merece algum crédito sim!
eu tbm estava procurando o significado da palavra RETALHAÇÃO, e acabei aqui!
adorei o post! ;D
Obrigada pela dica, mas caso não se ofenda, o verbo é folhear e não como você escreveu nas últimas linhas "folhar".
Caroline
O verbo "folhar" existe, mas o que você estava querendo dizer se referia a outro verbo: "folhear".
Confira a diferença no dicionário Priberam Online: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=folhear
http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=folhar
Postar um comentário